Naturalmente já se deve ter perguntado algumas vezes, mas afinal o que é a aromaterapia?
Pois bem a aromaterapia, nada mais é do que uma pseudociência que se baseia na utilização de óleos essenciais, com o objetivo de melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico.
Sabia que a aromaterapia surgiu na Europa no início do século XX?
O termo aromaterapia apareceu publicado pela primeira vez em 1937, num livro do químico francês René-Maurice Gattefossé.
- É verdade a aromaterapia embora pareça uma moda recente, já é utilizada e estudada há largos anos e com provas dadas;
- Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são extraídos de flores, folhas, caule ou raízes das plantas, sendo depois diluídos noutro óleo ou utilizados puros;
- Caso não saiba os óleos essenciais podem ser aplicados diretamente na pele, pulverizados no ar, inalados ou diluídos na água do banho;
- A aromaterapia é também usada em massagens, como método de relaxamento que estimulam os nossos nervos do nariz através das suas fragrâncias, enviando sinais ao nosso cérebro através de memórias e emoções;
- Dependendo do óleo essencial escolhido pode obter efeitos relaxantes ou estimulantes, que ajudam a combater determinados estados físicos e psicológicos.
Atenção, muito importante:
- Alguns óleos essenciais, como o óleo de eucalipto, são extremamente tóxicos quando ingeridos, mesmo em pouca quantidade, pelo que aconselhamentos sempre a informar-se primeiro sobre o modo de utilização;
- A aromaterapia é particularmente perigosa durante a gravidez, uma vez que alguns óleos podem causar contrações do útero, como os óleos de: zimbro, alecrim ou sálvia. Deverá sempre informar o seu médico do óleo que deseja utilizar, para obter o seu parecer médico.
Resumindo, podemos dizer que a aromaterapia é uma técnica natural que ajuda a:
- Alivia os sintomas de ansiedade, insónia, depressão, asma ou constipação;
- Promove o bem-estar físico e psicológico;
- Fortalece as defesas do nosso corpo;
- Na aromaterapia apenas são usados produtos naturais.
Sabe para que servem os óleos essenciais, mais utilizados na aromaterapia?
Óleo essencial | Para que é utilizado: |
Lavanda | Demasiado stresse, dor de cabeça, constipações, insónias e problemas respiratórios. |
Alecrim | Cansaço mental, falta de memória, falta de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares. |
Eucalipto | Problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular. |
Limão | Falta de concentração, ansiedade, demasiado stresse, falta de energia, sistema imunitário fraco, dor de cabeça, má digestão e febre. |
Canela | Cansaço físico e mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar. |
Jasmim | Diminuição da líbido, problemas respiratórios, demasiado stresse, depressão e tensão muscular. |
Bergamota | Demasiado stresse, depressão, ansiedade, infeções da pele e má digestão. |
Camomila | Demasiado stresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário. |
Sândalo | Dor no peito, demasiado stresse, tensão muscular, diminuição da líbido. |
Ylang Ylang | Ansiedade, demasiado stresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais e queda de pelos. |
Estes óleos essenciais podem ser utilizados puros ou em misturas, aliviando vários problemas ao mesmo tempo.
5 óleos essenciais para combater a ansiedade
A aromaterapia ajuda a reduzir a ansiedade persistente, bem como a pontual.
Quando sabe que tem um dia muito importante, com um exame, uma apresentação de um projeto ou um compromisso muito importante, pode e deve recorrer à aromaterapia para ajudar a acalmar e manter a concentração no seu objetivo final.
A aromaterapia é uma das formas mais naturais para reduzir o stresse e a ansiedade.
Como reduzir a ansiedade com os óleos essenciais?
Você é que decide como se sente melhor, se inalando ou aplicando diretamente na sua pele, com a ajuda de um óleo base. Desta forma, os óleos essenciais podem ser inalados diretamente do frasco, usados num difusor ultrassónico ou difusor pessoal em formato pulseira/fio ou ainda aplicados na pele, tal como referi com a ajuda de um óleo base para facilitar a aplicação.
Vamos então agora sim falar sobre os 5 óleos essenciais, para combater a ansiedade
1. Lavanda
É o óleo essencial mais conhecido em todo o mundo e mais utilizado para tratar a ansiedade. Reduz os níveis de cortisol responsável pela sensação de stresse. Tem ainda ação protetora do sistema cardiovascular, ajuda a restabelecer a nossa paz interior, a diminuir a nossa irritabilidade e ataques de pânico.
2. Bergamota
A bergamota é um cítrico que possui um aroma revitalizante. Reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, diminuindo o nosso stresse. Além disso, diminui também os níveis de glicocorticoides no organismo, responsáveis pelo aumento da ansiedade e do stresse.
3. Nardo
O óleo essencial de nardo tem propriedades relaxantes, ansiolíticas e antidepressivas. Permite aliviar casos de ansiedade e variações emocionais frequentes. Ajuda a libertar-nos da ansiedade e a criar uma sensação de paz interior.
O ylangue-ylangue tal como a bergamota, também possui um aroma revitalizante. Acalma e melhor a disposição, estimula a coragem e o otimismo.
5. Patchouli
Este óleo essencial de patchouli é o óleo ideal para pessoas que sofrem com excesso de trabalho e ansiedade crónica. A sua ação é calmante, ansiolítica e antidepressiva.
Experimente já e reduza a sua ansiedade, melhore já a sua vida.
5 óleos essenciais para ajudar a emagrecer
A aromaterapia ajuda a emagrecer porque estimula o nosso cérebro, a melhorar a nossa disposição mental e psicológica, ajudando-nos a cumprir uma dieta mais frequente e a mantermos a nossa sua rotina de exercício físico.
Alguns óleos também diminuem o apetite e aliviam situações de ansiedade ou depressão, que estão associadas ao excesso de apetite por alimentos calóricos.
Atenção: a aromaterapia não deve ser utilizada como técnica única para perder peso, mas pode ser utilizada como um complemento para a dieta e o exercício físico.
Vamos então agora sim falar sobre os 5 óleos essenciais, para ajudar a emagrecer
1. Laranja
Reduz a vontade de comer. Desta forma, pode ser inalado ao longo do dia para diminuir as crises de fome e antes das refeições, para evitar a ingestão excessiva de alimentos.
2. Canela
Aumenta o metabolismo e queima mais gordura, melhora a ação da insulina no corpo. Desta forma, o açúcar no sangue é utilizado mais facilmente pelo organismo, diminuindo o acumular de gordura na barriga. Este óleo essencial não deve ser usado por grávidas, pois estimula a contração do útero, podendo resultar em um aborto espontâneo, pois também é muito bom para o alívio de dores menstruais próprias do expelir da menstruação.
3. Hortelã-pimenta / Menta / Peppermint
Estimula o cérebro a diminuir a vontade de comer, ajuda a ingerir menos calorias ao longo do dia. O seu aroma relaxa os músculos do estômago, reduz o inchaço da barriga e melhora a libertação das bílis, o que ajuda a digerir as gorduras e a libertarmo-nos delas.
4. Bergamota
Diminui os sentimentos de ansiedade e tristeza, que levam ao consumo excessivo de comida. O aroma do óleo essencial de bergamota deixa-nos mais revigorados e com pensamentos mais positivos, evitando a ingestão exagerada de alimentos, que dificultam o nosso emagrecimento.
5. Toranja
O óleo essencial de toranja aumenta os níveis de energia e a taxa de metabolismo do nosso corpo. Desta forma, impede o aumento excessivo de peso e ajuda-nos a queimar gordura e a diminuir o apetite.
Experimente já, tentar não custa e vai ajudar a perder alguns quilinhos.
Sabe utilizar os óleos essenciais para emagrecer?
- Pode utilizar os óleos essenciais cheirando diretamente o frasco do óleo, inspirando fundo, mantendo o ar preso nos pulmões por 2 segundos e expirando de seguida;
- Estas inalações devem ser feitas várias vezes ao dia e antes das refeições;
- No início deve-se fazer 3 a 5 inalações por dia;
- Depois ir aumentando até ao máximo de 10 inalações por dia.
Onde comprar os óleos essenciais?
Os óleos essenciais podem ser comprados nesta loja online com envio gratuito acima de 35€ ou em lojas de produtos naturais.
- Os nossos óleos essenciais são de origem biológica, trazem menos riscos para a saúde, porque não possuem toxinas que possam ser inaladas e têm a melhor qualidade/preço do mercado.
Experimente já, os efeitos da aromaterapia na sua vida e depois conte-nos tudo.
Surgiram dúvidas?
Fale agora connosco pelo chat ou envie-nos email.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar a par de todas as novidades!