champos sólidos artesanais

Champô sólido: 8 vantagens e 4 desvantagens

  • Post category:Champô sólido
  • Reading time:24 mins read

Já deve ter ouvido falar muito sobre os champôs sólidos e das suas vantagens para a saúde e para o planeta. Contudo na sua cabeça são muitas as dúvidas que pairam no ar, certo? Vamos esclarecer todas neste artigo.

Atualmente, o champô sólido é dos produtos mais procurados, quando queremos iniciar-nos numa vida mais sustentável e numa rotina que nos ajude a ser mais ecológicos.

Escolhemos o champô sólido para iniciarmos a nossa árdua tarefa de eliminar aos poucos o plástico da nossa vida, porque sentimos que é um produto com muito potencial e de fácil adaptação, que já existe para variadas tipologias de cabelo e porque a maioria dos nossos familiares e amigos já experimentou e ficaram rendidos.

Outro dos motivos que nos leva a optar por utilizar o champô sólido diariamente é o facto de ser muito mais natural, artesanal e vegan, do que os champôs líquidos.

Os champôs sólidos são constituídos na sua maioria e nalguns casos na sua totalidade por ingredientes 100% naturais, tais como: óleos essenciais, manteiga de karité, óleo de coco, sementes de uva, óleo de aragão entre outros ingredientes vegetais, sendo muito mais saudáveis e seguros para a nossa saúde.

Criámos este artigo para ajudar a desmistificar todas as suas dúvidas e a apresentar-lhe as principais vantagens e desvantagens do champô sólido. Vamos começar?


1. Como é um champô sólido?

champô Lata 60g

O champô sólido é muito semelhante ao champô líquido em termos de ação, isto é, também dá brilho, suaviza e repara o seu cabelo, como um champô liquido. A sua diferença mais visível é o estado físico, se num champô dito tradicional o estado é líquido, num champô sólido, tal como o nome indica o estado é sólido.

Outra diferença e que faz toda a diferença no momento da escolha do champô sólido é que ele é mais natural, quando comparado com o tradicional champô liquido. Contudo deve procurar um champô sólido de qualidade, pois existem muitas marcas a criar champôs sólidos, sem qualquer investigação científica e qualidade comprovada.

Para escolher um champô sólido de qualidade deve ler a embalagem do champô e procurar um champô sólido sem sulfatos, sem parabenos, sem silicones artificiais e com ingredientes naturais e/ou biológicos.

Por fim tenha também em atenção que um champô sólido não é um sabonete. A sua constituição não pode ser igual à de um sabonete. Se assim for não compre esse champô sólido, pois não irá conseguir ver satisfeitas as necessidades específicas do seu couro cabeludo, tais como: brilho, suavidade, limpeza, hidratação etc.


2. Devo utilizar um champô sólido?

Se quer minimizar o impacto que tem no meio ambiente, reduzindo o consumo de plástico e a pegada carbónica, bem como passar a utilizar produtos mais naturais e saudáveis para o seu corpo, deve começar já a utilizar um champô sólido!


3. Existe um champô sólido para o meu tipo de cabelo?

Atualmente dadas as imensas marcas de champôs sólidos que já existem no mercado, é possível encontrar champôs sólidos, para todas as tipologias de cabelos.

Antes de escolher o seu champô sólido analise bem a tipologia de cabelo que tem e as suas necessidades nutricionais. Isto é, se tem um cabelo seco deverá optar por um champô sólido que na sua constituição tenha manteiga de karité, por exemplo, pois é um ingrediente natural muito hidratante.

Se analisar bem as embalagens atualmente, já podemos pela capa perceber para que tipologia de cabelos é indicado o champô sólido, mas pode sempre se achar necessário consultar a lista de ingredientes, para ter a certeza que irá aplicar o champô ideal para o seu cabelo.

Se a sua escolha não foi a mais indicada não desista! Tal como num champô liquido por vezes, o nosso cabelo demora um pouco a adaptar-se aos novos ingredientes, até obtermos o efeito desejado.

Muitas vezes nos champôs líquidos obtemos rapidamente o efeito desejado, porque são utilizados agentes químicos agressivos, para que esse efeito surja mais rapidamente. Contudo, lembre-se que esses agentes são muito prejudiciais para a sua saúde e devem ser evitados!


No momento de escolher o seu champô sólido analise os seguintes pontos, que irão ajudar a tomar a sua decisão:

  1. COMO É A SUA RAIZ?

       • Raiz Seca: escolha um champô sólido, com ingredientes hidratantes, tais como vitamina E e manteiga de karité.

       • Raiz Oleosa: escolha um champô sólido, com ingredientes que limpam eficazmente o seu cabelo e deixam uma sensação de frescura, tais como: a menta e o eucalipto.

       • Raiz Normal: escolha um champô sólido normal, com a sua fragrância preferida, existem imensas opções já disponíveis no mercado, tais como: gengibre, aloé vera, cereja, papaia, tutti frutti, frutos silvestres, manga, carvão vegetal etc.


  1. COMO É O SEU COURO CABELUDO E RESTANTE CABELO?
  • Cabelo com caspa: escolha um champô sólido anticaspa, com óleo de rícino com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e livre-se da caspa naturalmente.
  • Cabelo pintado: escolha um champô sólido próprio para cabelos pintados, tal como o champô sólido roxo, muito eficaz para retardar o aparecimento de alaranjado em cabelos pintados.
  • Couro cabeludo sensível: escolha um champô sólido com ingredientes naturais e com uma fragrância leve para não irritar o couro cabeludo.
  • Cabelo encaracolado: escolha um champô sólido com ingredientes indicados para cabelos encaracolados, tais como: óleo de coco e sem qualquer tipo de sulfato, pois estraga os caracóis.
  • Cabelo com muito frizz: escolha um champô sólido com ingredientes naturais, tais como aloé vera e óleo de semente de uva, que ajudam a diminuir o frizz.

4. Também existe condicionador sólido?

Sim! Já existem alguns condicionadores sólidos no mercado, ideais para dar aquele toque final de hidratação ao nosso cabelo. Recomendamos os condicionadores sólidos de lavanda, árvore de chá e óleo de aragão marroquino, porque deixam o cabelo super hidratado e com um brilho incrível.


5. Como utilizar um champô sólido?

É muito simples!

  1. Molhe o seu cabelo normalmente;
  2. Passe o seu champô sólido por todo o cabelo;
  3. Esfregue com os seus dedos para que faça alguma espuma;
  4. Não é a espuma que limpa, mas sim os seus ingredientes, pelo que deverá deixar alguns minutos a atuar e não se preocupar caso faça pouca espuma, pois terá o efeito desejado. Contudo a maioria dos champôs sólidos faz uma espuma abundante;
  5. Enxague e repita o procedimento se achar necessário, tal como fazia com o seu champô habitual;
  6. Aplique o condicionador sólido se achar necessário;
  7. Termine o processo enxaguando bem, para eliminar qualquer resto de champô;
  8. Desfrute do seu novo cabelo, mais saudável e natural.

6. Onde guardar o champô sólido entre lavagens?

É muito importante que o seu champô sólido seque entre as suas lavagens.

  • É fundamental que utilize a sua caixa original, com um pequeno furo, para escorrer a água ou que utilize as famosas saboneteiras de madeira, muito elegantes e modernas;
  • O champô sólido não deve ficar em contacto direto com a água, pois amolece e desfaz-se;
  • O champô sólido pode ser colocado dentro de uma bolsa esfoliante, que serve também de esponja, protegendo-o até à próxima utilização.

7. Como transportar o champô sólido?

Na sua caixa original, quando falamos de champôs sólidos em lata, é a forma ideal de transporte. Quer vá fazer uma viagem, quer vá ao ginásio ou dormir fora por algumas noites, o seu champô sólido pode sempre ir consigo, pois é muito prático de transportar e cabe em qualquer mala ou bolso.

champô Lata 60g - prata 2

8. O champô sólido está muito pequeno, o que fazer?

Se o seu champô sólido está muito pequeno e lhe escorrega facilmente das mãos, está na altura de o acrescentar, ao seu novo champô sólido. Para tal, basta molhar um pouco ambos os champôs e pressionar ligeiramente, para que eles se colem quando secarem. Diga não ao desperdício!


Conheça agora as vantagens e desvantagens dos champôs sólidos. Vamos começar?

VANTAGENS:

  1. É um champô muito prático em várias situações e amigo do ambiente. Basta pegar no champô, abrir o frasco de lata, colocar na mão e esfregar, para começar a aparecer a sua abundante espuma;
  2. É ótimo para viajar, porque como tem a sua própria caixa de lata, para o transporte e é apenas um pequeno disco, ocupa muito menos espaço na mala, do que um champô normal;
  3. É incrível para viagens de avião, onde deixamos de ter preocupações com os líquidos;
  4. Muito bom também para escapadinhas, em que pegamos em poucas coisas e vamos desfrutar, de uns belos dias de férias, sem a preocupação se a mala vai ficar molhada e as roupas sujas, porque os frascos se abriram;
  5. Com estes champôs sólidos basta colocá-los na caixa, fechar e estamos prontos;
  6. A durabilidade dos champôs sólidos é ótima. Por exemplo, um champô sólido de 60 gr dura cerca de 60 lavagens, ou seja, mais de 2 meses se usado diariamente. Claro que varia de pessoa para pessoa, com base no comprimento do seu cabelo, mas a sua durabilidade tem sido um fator muito positivo, apontado pelas pessoas que já experimentaram.
  7. A sua forma arredondada do champô sólido facilita o seu manuseamento, porque se encaixa perfeitamente na palma da nossa mão;
  8. Os champôs sólidos são mais naturais, artesanais e vegans. Com 94% de ingredientes de origem natural, entre eles o óleo de coco, de sementes de uva e de aragão.

DESVANTAGENS:

  1. Ao contrário de um champô em embalagem de plástico, o champô sólido não pode ser deixado ao acaso no seu duche ou banheira, pois corre o risco dele se desfazer em pedaços. É aconselhável portanto o uso da sua caixa de transporte ou saboneteira para o manter seco e conservado até à próxima utilização;
  2. Cabelos com coloração têm o champô sólido roxo próprio para os mesmos, contudo por vezes existem tratamentos complementares, que ainda não estão disponíveis em formato sólido. Nestes casos é necessário alternar entre tratamento líquido e sólido, adiando a eliminação total do plástico do nosso banho;
  3. Quando o champô sólido fica demasiado pequeno é complicado de usar e muitas vezes acaba desperdiçado. Mas existe uma solução para essa situação que já foi abordada, neste artigo: “cole” o que sobra do champô ao novo champô sólido que vai iniciar;
  4. Alguns champôs sólidos vêm embalados em papel vegetal e ainda numa caixa de papel kraft. Nestes casos estamos a evitar comprar produtos com plástico, contudo estamos a desperdiçar um recurso precioso, que é o papel/madeira! Deste modo devemos selecionar champôs sólidos que venham apenas embalados em latas e que possam ser facilmente transportados nelas, sem desperdício dessa embalagem, que pode ser facilmente reutilizada no transporte do champô ou para guardar objetos pequenos nas suas viagens.

Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas?

Seja qual for o seu tipo de cabelo, os champôs sólidos já estão preparados e ansiosos por conhecê-lo. Por isso agora está nas suas mãos escolher o seu champô sólido ou pedir-nos ajuda pelo nosso chat ou WhatsApp.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar a par de todas as novidades!