Índice:
Existem várias formas de utilizar os óleos essenciais, mas você é que decide como se sente mais confortável a utilizar os mesmos.
Para quem ainda não usa os óleos essenciais, existe um receio inicial de que lhe possa fazer mal. Contudo se seguir as praticas recomendadas, para o efeito que deseja obter ao utilizar cada óleo essencial, saiba que são óleos puros e naturais, à base de plantas que irão melhorar a sua saúde, sem a necessidade de medicamentos químicos.
Claro está que cada caso é um caso, e o efeito dos óleos essenciais é diferente de um medicamento, por exemplo se sente dores de cabeça muito intensas é melhor consultar um médico, do que tomar várias gotas de óleos essenciais, para esse efeito, pois poderá estar a sofrer de um problema grave de saúde.
Os óleos essenciais são para situações, em que temos a necessidade de atenuar dores leves ou melhorar a nossa concentração, por exemplo, sem termos de recorrer a medicamentos químicos mais fortes.
Por vezes as nossas avós recomendavam-nos beber um chá de camomila, por exemplo para ajudar numa digestão mais difícil. Pois bem, os óleos essenciais são como “chás” milagrosos, pois através de algumas gotas de óleos essenciais, conseguimos que eles nos ajudem a melhorar de situações que nos incomodam, sem termos de recorrer a químicos.
- Curiosidade: Cada óleo essencial tem a sua própria personalidade e tem uma função específica, descrita em cada ficha de produto, para que possa escolher o seu óleo essencial corretamente.
Agora que já falámos um pouco sobre o que são os óleos essenciais, vamos conhecer as formas de os utilizar no nosso dia-a-dia.
1. USO AROMÁTICO
Podemos colocar umas gotas do nosso óleo essencial preferido na palma da mão e massajar as mesmas, de seguida devemos inspirar profundamente e suster um pouco essa inspiração nos nossos pulmões, para que o efeito do óleo essencial se sinta, mais intensamente. Desta forma as partículas do óleo essencial irão ativar os nossos recetores nasais, que por sua vez vão comunicar com o nosso cérebro e ativar emoções positivas, que nos ajudam a melhorar o nosso ânimo.
- Outra forma de utilizar os óleos essenciais aromaticamente é através da ajuda de um difusor elétrico ou difusor pessoal. Através do difusor elétrico pode colocar água no mesmo e algumas gotas do seu óleo essencial, para a necessidade que deseja, por exemplo: relaxamento, concentração etc. Pode colocar o seu difusor onde desejar, na mesa-de-cabeceira ajuda a relaxar antes de adormecer (óleo essencial de lavanda), na sala enquanto assiste a tv e se prepara para ir dormir, na cozinha enquanto prepara o jantar e precisa de energia após um longo dia de trabalho, no wc para dar aquele toque fresco e limpo (óleo essencial de eucalipto) no quarto das crianças ou no escritório para ajudar na concentração (óleo essencial de hortelã-pimenta) etc. Basta ligá-lo e umas “gotas mágicas” para começar a fazer efeito na sua vida.
- No caso do difusor pessoal estamos a falar de um fio ou pulseira, que irá andar consigo todo o dia e que lhe libertará o aroma ao óleo essencial que colocar, para ajudar a enfrentar mais um dia desafiante.
- Curiosidade: Sabia que a difusão deve ser feita a frio? O calor destrói alguns dos seus princípios ativos, diminuindo a sua eficácia. Tenha em atenção este fator na hora de escolher o seu difusor.
2. USO TÓPICO
Tal como o nome indica é a utilização de óleo essencial na nossa pele, isto é, colocamos 1 a 2 gotas de óleo essencial na nossa mão, por exemplo e com a ajuda do óleo de coco fracionado (3 a 4 gotas) misturamos os óleos e deixamos que a nossa pele os absorva.
- É como colocar o seu creme de mãos diário por exemplo, para que a sua pele esteja bonita e hidratada.
- Noutras situações pode utilizar os óleos essenciais, com o óleo de coco fracionado para diminuir a dor através de massagens nas costas, pescoço, pés, braços etc.
- Também para o couro cabeludo e pele o óleo essencial de alecrim é o ideal, pois irá ajudar a combater a caspa, além de promover o crescimento dos cabelos.
Deverá ter sempre atenção para que tal como: um champô, um creme etc., não deixar que entre em contacto com os olhos e as partes sensíveis do nosso corpo ou que estejam magoadas, como feridas ou zonas muito secas a descamar, pois poderá acentuar a irritação.
- Curiosidade: Sabia que pode repetir a aplicação tópica a cada 4 ou 6 horas? O ideal é utilizar conforme necessário, mas tenha em atenção que cada pessoa tem as suas particularidades, e como tal a dose diária recomendada ou a repetição da aplicação poderá variar de acordo com as mesmas (tamanho, idade e estado geral de saúde de cada pessoa).
3. USO INTERNO
O uso interno através da ingestão é o que devemos ter em mais atenção, porque não são todos os óleos essenciais que podem ser ingeridos e como tal, temos ter uma atenção redobrada neste assunto e procurar sempre essa informação, na descrição do óleo essencial antes de o comprarmos com esse objetivo.
Na maioria dos casos, para ingerirmos os óleos essenciais, estes devem ser diluídos em água. 1 a 2 gotas por 1.5 a 2 litros de água, que poderá andar consigo ao longo do dia e ajudar a beber os 1.5l de água recomendado diariamente.
- Curiosidade: Sabia que existem alguns óleos essenciais que podem ser usados na culinária? Desta forma contribuem com as suas propriedades terapêuticas e nutricionais, além de serem condimentos aromáticos.
Utilize os óleos essenciais com consciência, para que usufrua deles de forma plena e segura e ainda:
- Mantenha-os longe do alcance das crianças;
- Peles sensíveis devem ser testadas numa pequena área, antes da aplicação total;
- Evite o contacto com os olhos, interior dos ouvidos e áreas mais sensíveis;
- Se está grávida, pensa estar ou está a amamentar ou sob cuidados médicos, consulte o seu médico antes de começar a utilizar os óleos essenciais. Por uma questão de segurança para si e para o seu bebé. Nalguns casos o médico pode aconselhar-lhe alguns óleos essenciais seguros, para utilizar no seu difusor que a irão ajudar a lidar com essa fase agitada da sua vida.
Agora que já conhece as 3 formas de utilizar os óleos essenciais, está na altura de comprar o seu óleo essencial preferido e começar a usufruir das suas propriedades.
Experimente já e receba 10% de desconto na sua primeira encomenda, colocando o código: 10%DESCONTO
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar a par de todas as novidades!