Índice
Antes de mais nada devemos entender o conceito de artesanato, tão importante para muitos povos nativos e comunidades, para garantir o seu sustento, antes de apresentarmos os produtos artesanais que são ótimos presentes para todos.
O artesanato é uma arte que se traduz na criação de objetos, através da transformação de matérias-primas, usando como o principal instrumento de trabalho, as mãos do artesão e as suas ferramentas não mecânicas.
Desta forma, podemos dizer que as peças que nascem do artesanato são obras de arte criadas por grandes artistas, que são os artesãos. Assim sendo, cada obra de arte que nasce das mãos de um artesão é única e exclusiva, e embora possam ser parecidas, não são exatamente iguais, devido à sua produção artesanal, bem como às matérias-primas utilizadas.
Por exemplo, o decantador de vinho artesanal de vidro fundido em tronco de madeira é feito de forma totalmente artesanal, pelo que se encomendar 2 decantadores, os mesmos não vão ser exatamente iguais, pelo menos na sua base. A sua base adapta-se ao formato do pedaço de madeira, onde ela vai ser colocada e como sabemos a madeira é uma matéria-prima natural, com características únicas e como tal, não existem 2 pedaços de madeira iguais, o que torna estas peças tão únicas e exclusivas, ótimas para presentear, pois são presentes originais e não haverá 2 iguais.
O artesanato existe há seculos e faz parte da cultura e das tradições de muitos povos nativos, como forma de manter tradições e ganhar dinheiro para a sua sustentabilidade. As suas origens remontam à época pré-industrial, altura em que já existiam peças de artesanato elaboradas com diversos materiais.
Se compararmos as peças de artesanato com as peças industriais, produzidas em série por maquinaria e operários fabris, geralmente, as peças artesanais são mais duráveis e fabricadas com material de melhor qualidade, selecionado cuidadosamente através de artesãos experientes.
O artesanato tem essencialmente 3 finalidades:
- Estética – Um quadro decorativo é um exemplo claro, de uma peça de artesanato, com uma finalidade estética e decorativa;
- Ritual – As máscaras tão tradicionais de vários povos e culturas. Por exemplo em Veneza, no carnaval, uma máscara veneziana artesanal tem um valor incalculável quando comparado a uma máscara criada em série, com milhares de unidades criadas e distribuídas por milhares de lojas, claramente a máscara artesanal é uma peça de artesanato única e exclusiva, com finalidade de ser utilizada num ritual, neste caso o carnaval;
- Funcional –Uma peça de artesanato com uma finalidade funcional é por exemplo um vaso de cerâmica, para colocarmos um bonito arranjo de flores frescas. Toda a olaria artesanal pode ser considerada funcional se nos referirmos a pratos de servir, jarras cerâmicas, bules de chá etc. excluindo as peças artesanais de olaria decorativas, que se enquadram na parte estética do artesanato.
O artesanato é assim uma combinação entre o design, as tradições/rituais, a funcionalidade e a arte e muitos países têm o artesanato como uma atividade, que ajuda a mostrar um pouco da sua cultura local.
Lembranças artesanais, quem não gosta de trazer das suas viagens?
Quando viajamos gostamos sempre de trazer as típicas lembranças/recordações dos locais que visitámos. Pense um pouco…muitas delas, as mais valiosas não são as artesanais que comprou naquela “barraquinha” de rua, diretamente ao artesão?
Para nós são! São essas que nos fazem recordar os momentos que lá vivemos e que nos fazem sentir pelo toque na peça, as texturas e cheiros desses locais visitados e nos fazem sorrir com vontade de um dia regressarmos.
Desta forma, presentear alguém com uma peça artesanal é o presente mais original e único que poderá oferecer. Através dele está a oferecer horas de dedicação exclusiva e de amor por parte do artesão, bem como toda uma história por detrás da seleção daquelas matérias-primas que foram utilizadas.
Oferecer peças artesanais é oferecer amor genuíno e ao mesmo tempo ajudar a que as tradições e os artesãos não se extingam. É optar por peças mais naturais, sustentáveis e ecológicas com menores impactos no planeta, devido às suas características na maioria das vezes biodegradáveis.
Quais são os tipos de artesanato que existem?
Existem muitos tipos diferentes de artesanato, desde trabalhos em madeira, em tecido, cerâmica, joalharia, escultura, pintura etc. o mais importante é que escolha peças artesanais de qualidade, criadas por artesãos que dedicaram todo o seu amor e conhecimento na criação das suas obras de arte.
Deixamos de seguida algumas sugestões de presentes artesanais, que vão surpreender quem os recebe.
23 produtos artesanais para oferecer:
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar a par de todas as novidades!